Diferença entre Arquiteto, Engenheiro e Designer de Interiores

Você sabe qual a diferença entre esses 3 profissionais? Se não faz ideia, continua lendo esse post para descobrir.


Muitas pessoas confundem as atribuições e responsabilidades que cada um desses profissionais possuem. Essa confusão se dá pelo fato de ser muito comum vermos um Arquiteto fazendo projeto de interiores, ou um Designer executando obra...Enfim.


Nesse sentido, vamos explicar de forma bem clara e objetiva as responsabilidades de cada um. Vamos lá!


Arquiteto

O arquiteto é responsável por fazer todo o planejamento da construção de um imóvel (seja ele residencial, comercial ou industrial) desde seu desenho, criação de espaços internos e externos, verificação da funcionalidade desses, tal como se preocupar qual será o impacto da obra no meio ambiente e no local que será construído.


Ele busca soluções práticas, viáveis e de baixo custo para obra, ou seja, esse profissional além de planejar e projetar, ele verificará a viabilidade financeira do cliente para que o teto de investimento pré-estipulado para obra não seja ultrapassado, evitando assim, muitos transtornos.


Também realiza toda a regulamentação de imóveis junto aos órgãos competentes. Seu registro é realizado pelo CAU - Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo - que é o conselho responsável pela categoria.


O Arquiteto pode fazer os seguintes projetos:


- Arquitetura

- Projeto de Elétrica

- Projeto Hidráulico

- Projeto Luminotécnico

- Projeto de Interiores


Mas vale salientar que antes de fazer a contratação desse profissional, é importante saber em qual área ele é especializado. Nosso Arquiteto por exemplo, é especializado em Gerenciamento de Obra e Projeto Arquitetônico. Quer bater um papo com ele? Clique aqui.


Engenheiro Civil

O Engenheiro Civil é o profissional que projeta, gerencia e executa todas as etapas de obras como: prédios, pontes, viadutos, estradas, barragens e assim por diante. Ele pode prestar consultoria, assistência, assessoria além de elaborar pesquisar tecnológicas para área de engenharia civil.


Sem a atuação do Engenheiro Civil muitas obras grandiosas da Arquitetura nem se quer sairiam do papel. O seu registro é realizado pelo CREA.


Designer de Interiores

O Designer de Interiores não é apenas um decorador, aliás, muitas pessoas confundem essa profissão não só com a de decorador, mas até mesmo com a de arquiteto. O Designer de Interiores é o profissional que projeta ambientes internos de modo que um padrão estético seja alcançado, sem deixar de lado a questão estética.


Eles planejam o layout, criam composições, definem os melhores materiais e produtos, a fim de proporcionar bem estar e conforto. E tudo é feito baseado nas necessidades dos clientes que vão utilizar os espaços.


O profissional ainda pode gerenciar todo o processo de execução para que os ambientes sejam entregues exatamente como foram idealizados. Para isso, o designer elabora orçamentos e acompanha a compra dos móveis, peças de decoração e demais materiais necessários. Também pode cuidar da contratação de mão de obra especializada para realizar serviços como instalação elétrica, troca de pisos, pintura e outros.


Seu registro profissional é realizado pelo CFT – Conselho Federal Técnico. Quer acompanhar de pertinho o trabalho da nossa Designer de Interiores? Clique aqui!


Bom, agora que você já sabe qual a diferença entre esses três profissionais, certamente será muito mais simples decidir se, de fato, você precisa de um Arquiteto, Engenheiro ou Designer de Interiores, não é mesmo?


Assine a nossa newsletter e acompanhe outras publicações como esta!


#arquiteto #arquitetura #engenheirocivil #designerdeinteriores #decoração #cau #crea #CFT